TEB (Turma do Exército Brasileiro)

A TEB (Turma do Exército Brasileiro) surgiu com as reuniões de Cabos e Soldados que serviram na CCSv no ano de 1971. O primeiro encontro ocorreu em 1988.

Posteriormente, as reuniões foram agregando outros camaradas até que passaram a congregar aqueles que serviram no Batalhão em qualquer época ou ainda servem. Assim, o nome histórico permaneceu.

Desde 2006, a TEB realiza duas ou três reuniões anuais e, a partir de 2007, passou a ser liderada pelo empresário e professor universitário Marco Aurélio Passini, antigo Tenente no Btl, auxiliado por diversas pessoas, entre as quais o Cel Leonardo Araujo, antigo Oficial do Btl que mantém esta página. Nesse ano, também passou a realizar seus encontros no Galpão Crioulo, no Rancho ou no Ginásio do 19º BIMtz, com o total apoio de todos os Comandantes do Batalhão.

Além da TEB, também se reúnem periodicamente os antigos Tenentes do Batalhão dos anos 70/80/90/00, além de antigos integrantes do PELOPES e da Companhias.

Conheça aqui a a história da fundação da TEB por um dos fundadores, Cb Paixão:
– “Em 1988 um sábado, na então sede campestre do Clube 7 de Setembro, em Sapucaia do Sul, na localidade Fazenda dos Prazeres, reuniram-se mais ou menos 20 ex-companheiros do 19 RI, depois 19 BIMtz, para a primeira reunião da turma de 1971 da CCSv. Posteriormente estes encontros foram batizados por todos, consta em Ata, com TEB 71. Então os encontros perduram até hoje e vão muito mais longe. Os fundadores deste encontro foram os Soldados VIDAL; SCHUMANSKI; MOLINA E PAIXÃO. Esta é a história da TEB que com o decorrer dos anos teve agregada ao seu nome inicial, TEB, o ano das administrações. Ex: TEB 99, TEB 2014 e assim por diante; Saudades daquele sábado aonde tudo começou. Vários companheiros que fizeram parte da primeira reunião, estão no Oriente Eterno. Que Deus os receba em sua companhia.”

Encontro TEB 2022

O belo e agradável dia primaveril, em pleno inverno gaúcho, foi o pano de fundo para o 1º Encontro TEB de 2022. Afinal, após dois anos de pandemia, a velha guarda estava ávida para se encontrar novamente, sem nenhuma restrição, no quartel que foi uma segunda casa para a maioria.
Como sempre, a recepção foi a mais calorosa possível, com o Comandante, Cel Neival, e sua equipe cobrindo todos com muitas atenções e gentilezas, num real reflexo do clima de amizade que reina no Batalhão da Serra.
Pelas dez horas, e mesmo antes, os veteranos foram chegando e trocando largos sorrisos e calorosos abraços guardados há tanto tempo.
A equipe da TEB, sob a liderança do Matheus Passini, também estava a postos, recebendo o pagamento de quem deixou para pagar na hora, vendendo os números para a rifa dos brindes trazidos pelos participantes, vendendo camisetas e lembranças da TEB e recolhendo os gêneros que serão doados a instituições de caridade.
Na porta do Ginásio Cap Bier, dois soldados faziam a “guarda de honra” para quem chegava, devidamente camuflados e armados com o novo fuzil do EB, o IA2.
Antes do almoço, foi feita a tradicional foto no Pátio 8º BC, tendo ao fundo a Bandeira da Infantaria e as viaturas fazendo a moldura do pátio, seguindo-se uma visita guiada pelo aquartelamento.
Enquanto isso, iam sendo contados causos acontecidos na caserna nos velhos tempos, na maioria muito divertidos, alguns verídicos, outros nem tanto, mas que serviam para descontrair e relembrar tempos inesquecíveis.
Dois veteranos em cadeira de rodas, Borges e Wiest, eram prova da vontade e da alegria do pessoal em participar do Encontro, mesmo que tivessem de superar obstáculos. Outros vieram de longe: Curitiba, Cruz Alta… O Ten Alex Viegas, que mora nos EUA, estava de passagem comprada, mas foi acometido pela Covid-19 três dias antes de embarcar.
Na hora do almoço, compondo a mesa de comando, junto ao Cel Neival, ao Cel Marques Ferreira (SCmt) e ao ST dos Santos (Adj Cmdo),estavam quatro Antigos Comandantes: Gen Bda Arlênio, Cel Menna Barreto, Cel Hegel e Cel Pezzi. Presença também do Bispo de Cachoeira do do Sul, D. Edson de Mello, que foi 1º Ten R2 no Btl, e do Jornalista Mário Gusmão, do Grupo Sinos, antigo integrante. Fechando a mesa, estava, os antigos integrantes: Cel Müller, Cel Maracci, Cel Araujo, Cel Nunes, Ten Cel Luciano e 1º Ten Passini, “Comandante” da TEB.
Após dar as boas-vindas a todos e agradecer ao Cel Neival e seus comandados pela magnífica recepção, o Ten Passini proferiu a Oração da TEB, de autoria do Gen Arlênio. Este, por sua vez, ao ter a palavra, declamou a bela poesia que fez sobre o Soldado.
Finalizando os discursos, o Cel Neival saudou a todos, dizendo da grande alegria do Btl da Serra em sediar o encontro de seus veteranos, bem como de sua importância para a Unidade Militar que comanda e para o Exército, pois evidencia a união de todos e faz brilhar ainda mais a mesma chama imortal que está alma de cada um dos militares de ontem e de hoje.
A seguir, de forma vibrante, foi cantada a Canção do Batalhão. Como último ato antes do almoço, o músico e antigo integrante Neves, apresentou ao público a inédita e bela Canção da TEB, de sua autoria, que se encontra em vias de aprovação pelo Exército.
Carnes assadas, salada de batata, arroz e feijão foram os deliciosos pratos servidos no almoço, acompanhados por sucos. Para finalizar, o incomparável “pudim de quartel”, como sobremesa, fechou a comilança.
Após o almoço, foi realizado o sorteio dos brindes trazidos pelos participantes e os veteranos começaram seu retraimento em direção aos respectivos lares.
Mais uma vez, o Encontro ficará marcado na mente e no coração daqueles 200 veteranos que ali estavam somente pelo simples prazer de reencontrar e abraçar amigos de longa data e de rever o velho e querido Batalhão da Serra.
PRONTO!

1º Encontro TEB 2019

A partir da 10 horas de 04 de maio, um total de 260 bravos antigos integrantes do Batalhão (Leão) da Serra se reuniram no quartel do 19º BIMTz para o 1º Encontro TEB de 2019.

O perfeito esquema de trânsito e estacionamento montado pela eficiente equipe do Ten Cel Marcos Paulo Moreira da Silva, Comandante do Batalhão, já era a mostra inicial do que seria o evento.

Na chegada, os combatentes de ontem eram recebidos com satisfação pela operosa equipe de trabalho da TEB, fazendo o pagamento do almoço, recebendo uma pulseira, deixando os gêneros para doação e os brindes para sorteio. Se quisessem, ainda poderia comprar números da rifa e as belas camisetas da TEB.

Às 11 horas, foi iniciado o passeio pelo Batalhão, onde todos puderam visitar as Companhias e as demais instalações da OM.

A foto geral, perante a Bandeira da Infantaria, ocorreu ao meio-dia, após o quê o pessoal foi para o Ginásio Capitão Bier (herói do Btl que faleceu na Revolução de 1932).

Ali, usaram da palavra o “Comandante” Marco Aurélio Passini, líder da TEB, o Cel Moreira, Cmt Btl, e o antigo aluno do NPOR Ferreira. Este conclamou os antigos integrantes do NPOR a visitar a página https://www.19npor.net/ e colaborar com fotos e matérias a fim de resgatar a história do Núcleo.

Seguiu-se, então o canto da Canção do Batalhão, entoada de forma vibrante por todos.

O saboroso almoço foi servido logo após, constando de churrasco (picanha/maminha, porco e galeto), acompanhado por arroz, saladas, pão com alho e sobremesa (o velho, inolvidável e delicioso “pudim de quartel”). De parabéns a equipe do Rancho pela comida, bem como a da organização pela bela arrumação e decoração do ginásio.

Na mesa principal, além do Comandante e Oficias do Btl, estavam membros da TEB e dois antigos (bem antigos) integrantes, um de 85 e outro de 94 anos (serviu no Dorso em 1954). No teclado, o exímio músico Neves mostrou sua habilidade e entreteve a todos durante o almoço.

A rifa, realizada após o almoço, foi o último ato do magnífico evento.

Enfim, como sempre, foram momentos de abraços, de sorrisos (e até de lágrimas de emoção) e de histórias contadas e recontadas. Eram homens, antigos combatentes, que ali estavam por não por interesses materiais, mas somente por saudade, por carinho, por amizade e por amor ao Batalhão e a uma era em que foram muito felizes!

Ao Batalhão da Serra, o muito obrigado de cada um e de todos nós!

Brasil acima de tudo!
Pronto!

Canto da Canção do Batalhão durante o 1º Encontro TEB 2019, realizado em 04 de maio de 2019 no Ginásio Capitão Bier do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão da Serra, contando com 260 antigos integrantes do Btl.

Acesse o facebook e participe!

Ir para página na Facebook
Observação: A página do facebook não pertence ao 19º BIMtz e nem a seus atuais integrantes, não possuindo esses qualquer responsabilidade sobre ela. 
Regras desta página: Comentários e mensagens de usuários que apresentem conteúdos indevidos poderão ser removidos sem aviso prévio. Isso vale para:
● comentários que contenham número de telefone, endereço, e-mail , CEP e número de documentos ou qualquer conteúdo que represente risco ao usuário ou à instituição;
● comentários e mensagens com conteúdos ofensivos, obscenos, difamatórios, ilegais, racistas, preconceituosos, ameaçadores, abusivos e/ou depreciativos aos produtos/serviços/colaboradores da TEB e de outras organizações públicas ou indivíduos;
● comentários e mensagens com conteúdos não relacionados ao tema da publicação ou que infrinjam os Termos de Uso do Facebook;
● comentários e mensagens em que há propaganda e/ou venda de algum produto ou serviço, pessoal ou de empresas, assim como práticas de spam e autopromoção.
Esta página reserva-se ao direito de excluir usuários que ajam em discordância ou manifestem contrariedade às regras acima, ou que adotem comportamentos que, de alguma forma, seja dissonante às leis brasileiras, à ética ou à moralidade.

TC Moreira assume o comando do 19º BIMtz*

Em vibrante solenidade ocorrida no Pátio 8º BC, às 20 horas de 18 de dezembro, aconteceu a Cerimônia de Passagem de Comando do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada – Batalhão da Serra, quando assumiu o comando o TC Inf Marcos Paulo Moreira da Silva, recebendo-o do Cel Inf Luiz Fabiano Mafra Negreiros.

No entanto, os atos iniciais se deram antes, no refeitório, quando foi inaugurada a fotografia do Cel Negreiros e foram entregues mimos a ele, a sua esposa, Sra. Marta Helena Ribeiro Mendes Negreiros, e à Sra. Heidy Simões Vilas Boas Moreira, esposa do Cel Moreira.

Já no Pátio 8º BC e ainda com um pouco da luz do dia, a tropa do 19º BIMtz ingressou garbosa no pátio de formaturas cantando a Canção do Batalhão, tendo ao fundo uma imensa Bandeira Nacional, sendo então apresentada ao Gen Bda Ernesto de Lima Gil, Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e mais alta autoridade militar da ativa presente, pelo Maj Inf Leonardo Santos de Castro Freitas.

Prestigiando o ato encontravam-se o Gen Div Roberto Jungthon, Secretário de Segurança de Novo Hamburgo, o Gen Bda Luiz Carlos Rodrigues Padilha, Assessor para Assuntos Institucionais do Comando Militar do Sul, os antigos comandantes do Btl Cel Carlos Eduardo Pezzi e Cel Hegel Pereira Britto, comandantes de organizações militares do Exército, da Marinha, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, autoridades civis e cerca de 300 representantes das comunidades de São Leopoldo e cidades vizinhas, incluindo vários membros da TEB (antigos integrantes do Btl).

Após a tropa cantar o Hino Nacional Brasileiro, o Cel Negreiros proferiu suas emocionadas palavras de despedida, fazendo uma síntese dos principais momentos de seu comando e agradecendo a todas as pessoas e instituições que com ele colaboraram.

A seguir, o Gen Lima Gil fez questão de ler a referência elogiosa consignada ao Cel Negreiros, plena de citações sobre os feitos operacionais e administrativos do Btl concretizados sob seu comando, assim como também sobre a destacada liderança que exerceu no momento mais difícil desta organização militar – o grande incêndio acontecido em meados do ano, quando conduziu os trabalhos necessários com serenidade, firmeza e rapidez, mantendo a tropa coesa, com elevado moral e cumprindo todo o cronograma anual de exercícios e demais atividades do Btl.

Realizou-se, então o ato de passagem de comando, com os dois militares à frente da tropa, um passando e o outro recebendo. Depois de serem cumprimentados pelo Gen Lima Gil, o TC Moreira passou em revista o Batalhão, acompanhado pelo Cel Negreiros.

Após ter sido lido o currículo do TC Moreira, o 19º BIMtz desfilou com muito garbo e marcialidade em continência a seu novo Comandante em dois grupamentos: tropa a pé e viaturas.

A bela cerimônia foi encerrada com um saboroso coquetel com pratos quentes e bebidas servido no Ginásio Cap Armínio Bier, quando todos os presentes puderam confraternizar, despedir-se do Cel Negreiros e de sua família, e cumprimentar o TC Moreira.

Ao Cel Negreiros e a sua família, a TEB, representando todos os antigos integrantes do Batalhão, agradece penhoradamente a distinta atenção e o carinho de que sempre foi alvo no comando, cumprimentando-os e lhes desejando muitos sucessos e alegrias na vida futura. A TEB também faz questão de afirmar que o Cel Negreiros fez a diferença, havendo de ficar marcado na memória e na saudade de todos.

Ao TC Moreira, a TEB almeja muita sorte e sucessos no comando do Batalhão da Serra, manifestando sua firme intenção de estar ao seu lado para o que necessário e com ele ombrear sempre que for chamada a colaborar. Juntamente com seus familiares, que seja muito feliz na terra Capilé!

Brasil acima de tudo!
Pronto!

*Veja o vídeo de alguns momentos em http://bit.ly/2LsEIIx
*Imagens: Cel Araujo

Encontro TEB em 15/11/18

No belo dia de sol de 15 de novembro, o quartel do 19º BIMtz – Batalhão da Serra foi palco do último grande encontro da TEB em 2018, que reuniu cerca de 215 antigos militares que serviram nessa tradicional e conceituada organização militar.

A partir das 09h30, começaram a chegar os primeiros integrantes. Os que entravam pela primeira vez após o grande incêndio, não conseguiam esconder a tristeza ao ver o Pavilhão de Comando completamente destruído.

Às 11 horas, ocorreram as visitas às companhias, quando os antigos combatentes puderam visitá-las, conhecer os melhoramentos feitos e matar a saudade dos velhos tempos em que ali trabalharam.

Às 12h30, já com o Pátio 8º BC completamente tomado pelos veículos dos integrantes da TEB, foi realizada a foto do grupo em frente ao velho Pavilhão de Comando, que mantém sua estrutura em pé, apesar do sinistro.

Pelas 13 horas, já com todos acomodados no bem arrumado Ginásio Capitão Armínio Bier (herói tombado na Revolução Paulista em 1932), a Canção do Batalhão e a da Infantaria abriram os trabalhos.

Ao se dirigir aos presentes, o empresário e professor Marco Passini, atual “comandante” da TEB, saudou a todos e agradeceu ao Cel Negreiros e a sua equipe pelo inestimável apoio dado à entidade nesses dois anos de comando, ressaltando também o incansável trabalho e o elevado moral do Batalhão da Serra que, apesar do incêndio, rapidamente se reorganizou e cumpriu todo o seu cronograma anual de atividades operacionais e administrativas, além de buscar apoios e tomar todas as decisões necessárias à reconstrução do Pavilhão de Comando no mais breve prazo possível. Finalizou, desejando muitos sucessos ao Cel Negreiros em sua nova e importante missão na Bolívia, bem como um feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde a todos.

O Comandante do 19º BIMtz, em suas palavras, disse da importância que a TEB tem para o Batalhão e para o Exército, significando o indissolúvel e permanente elo que deve haver entre ativa e reserva, pois os de hoje são a continuidade dos de ontem, numa espiral positiva e proativa que perpetua os valores e a intrínseca relação do Batalhão com a comunidade. Sugeriu ainda que haja uma maior proximidade e participação junto ao Btl no futuro, a fim de estreitar mais os laços e possibilitar outras iniciativas conjuntas. Para tanto, revelou que estão em estudo algumas medidas de ambas as partes nesse sentido.

O Cel Negreiros agradeceu pela doação da impressora de alta resolução oferecida pela TEB com os recursos advindos do carreteiro, do meio-frango e das diversas doações individuais. O moderno e potente equipamento possibilitou que fosse recuperada a Galeria dos Eternos Comandantes, que já está no Gabinete de Comando (PC) provisório.

Explicou, o Comandante, que todo o planejamento para a reconstrução do Pavilhão de Comando já está feito, tendo mostrado a planta arquitetônica e os detalhes para alguns antigos integrantes que com ele foram até o PC. Em linhas gerais, o cronograma prevê a retirada dos entulhos e o levantamento topográfico até meados de 2019, seguindo-se o processo licitatório até o final desse ano. Concluída a licitação, as obras deverão estar prontas em até dois anos, ou seja, até o final de 2021, já próximo do seu centenário em S. Leopoldo.

No entanto, adiantou o Cel Negreiros, as obras não se restringirão a uma simples reconstrução, pois a diretriz estabelecida pelo Btl fará com atendam a dois conceitos fundamentais: preservação da história e sustentabilidade. No primeiro, será mantida integralmente a histórica fachada arquitetônica do prédio, presente na terra Capilé desde 1922. No segundo, o prédio conterá modernas soluções de reaproveitamento de água e de energia solar, contribuindo assim com a sustentabilidade do planeta e com a economia de recursos.

Por fim, o Comandante agradeceu a todos pelo carinho e atenção que tiveram para com ele e para com o Batalhão durante seus dois anos de comando, estimulando a TEB para que prossiga na missão junto ao novo Comandante. Finalizou, desejando a todos um feliz Natal e um excelente ano de 2019.

Seguiu-se a tradicional rifa dos brindes arrecadados para o evento, que encerrou o agradabilíssimo encontro.

Entre os presentes, destaque para três Eternos Comandantes: Gen Bda Arlênio, Cel Pezzi e Cel Hegel, e para o Cel Moura, residente em Natal, que planejou sua viagem ao Sul para coincidir com o encontro da TEB.

Fonte: TEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.